Quem É Você Mesmo?


Olá amigos.

Esse texto foi escrito na madrugada, que sempre foi a nascente ideal para os meus pensamentos. Pensamentos estes que nascem do silêncio, porém com um força comparável a de uma supernova.
Simplesmente porque é assim que reajo quando as pessoas se tornam decepcionantes em meu conceito, e quando têm a ousadia de externar um conceito depreciativo na minha cara. Para que vocês e entendam o que quero dizer, peço a compreensão de vocês para uma breve historinha....

Em 1994, gravei meu primeiro comercial na então recém criada Jovem Pan Piracicaba. Na época, um dos locutores que trabalhavam na emissora me disse que era melhor eu desistir da área, pois rádio parecia não ser o perfil exato para minha pessoa. Depois dali, por uma coincidência incrível de fatores, eis que mesmo incapacitado (segundo o conceito do locutor) fui trabalhar exatamente na emissora para qual ele também tinha mudado. Era a Difusora FM. Lá experimentei o desafio de fazer pela primeira vez o meu trabalho como titular de uma rádio, menos de seis meses após ter iniciado na área. Meu então coordenador artístico me incumbiu do desafio de entrar no lugar de um locutor que estava há seis anos no ar. E o "mundo" se virou contra mim. Desde ouvintes que mostravam seu claro descontentamento até companheiros de profissão que me questionavam como se eu tivesse roubado o horário de alguém. 

Quase dois anos depois, mudo de ares e vou para a Jornal FM de Limeira, onde aprendi ainda mais coisas, e ganhei mais experiência. Detalhe, a rádio foi uma das primeiras a tocar sertanejo em FM´s durante boa parte da programação. Quatro anos depois, surge a oportunidade de fazer também a 97FM, que voltaria a ter programação local em Piracicaba. Questionamentos de "colegas" mais uma vez se alternavam com dois anos ininterruptos fazendo o horário da tarde da emissora. Lá, surgiu a oportunidade de, pela primeira vez, fazer parte de um programa em dupla e no estilo sertanejo. Penso que aliado à força da rádio, ao formato da mesma e outros vários fatores, talvez, e repito, talvez eu tenha colaborado para algo nesse sucesso. 

Algum tempo depois, um reencontro com programas sertanejos. Deixava de fazer o Rodeio 97 para começar o Rodeio da Jornal, pois a 97FM fora arrendada para uma igreja. O tempo segue, e alguns anos depois lá estou eu novamente fazendo uma emissora quase que em sua totalidade no estilo sertanejo e, comandando mais um programa na linha. Estava na 92FM fazendo o Rodeio 92 por mais dois anos na primeira fase e depois mais oito anos na segunda fase. Depois tive uma rápida passagem pela 95,5 que também era sertaneja. Nesse meio tempo e nos últimos cinco anos, faço também a Estereosom e gravo, quando necessário, programas do gênero como o Sertanejo Estereosom. Tudo isso, para 20 anos depois, me deparoar corredor de uma rádio com a declaração de que não tenho o perfil para comandar um programa no gênero. 

E eu poderia responder tanta coisa, poderia ter machucado tanto, devolvido um troco tão generoso pelo questionamento tão infundado. Mas preferi me ater a analisar de maneira lamentável como uma pessoa que se vangloria tanto do que faz não sabe nada do que se passa no mercado radiofônico da própria cidade. Será que ele sabe o que se passa nas outras rádios da cidade? E será que ele, tão analisador do perfil dos outros ainda é considerado parte desse mercado, em que profissionais competentes e de nome são chamados para outras emissoras e tem ótimo ambiente em todas elas?

O que penso de você, nobre companheiro de trabalho é que se antes não tinha a mínima estima pela sua pessoa (desagregadora, barraqueira e que não sabe trabalhar em equipe) hoje o quanto menos eu olhar para sua cara será melhor. A sua pergunta ignorante levou o pouco de estima que tinha por você. E sobre o meu futuro, o que sei com total certeza é que não quero ser como você. O resto não lhe diz o mínimo respeito. Meu caminho sempre foi outro. Não há uma pessoa nestes 20 anos de trabalho que eu tenha feito chorar. Além disso, nunca preciso de self marketing para sobreviver, meu trabalho sempre me sustentou e isso me basta. Nunca precisei vender minha alma pelo meu emprego, mas entendo sua iniciativa de assim sê-lo, apenas não compactuo com suas atitudes. 

Como você analisa bem perfis, o que sei é que meu perfil não tem e nada terá a ver com o seu, nunca. Antes de julgar se eu tenho perfil ou não para algo, procure saber da história do rádio na cidade em que vive e saiba que o mundo não gira em torno de você. Faça o seu, que pelo que sei não pedi para ter empresário e muito menos conselheiro.

Tudo isso me leva a pensar tanta coisa. E a docência é um campo tão novo, tão diferente... Será que ainda tenho que provar algo para alguém, e quem é esse alguém? Será que ainda tenho que perder noites de sono por causa disso e por insistir com isso? Talvez eu seja mesmo incapacitado para a área, como ouvi há 20 anos.

2 comentários:

Marcia Cardoso disse...

Dani....
Só posso te dizer uma coisa depois de ler esse texto (excelente diga-se de passagem), e de ver sua fome em escrever essa madrugada, te admiro cada dia mais pela pessoa que é e pela pessoa que está se tornando.
Sei que pela sua natureza, você teria simplesmente acabado com essa pessoa, deixado na lona, mas mais uma vez você não agiu como todo mundo esperava e eu sinto um orgulho tremendo disso, pois à você, nada acrescentaria agir dessa forma, não traria nada de bom a não ser um momento ínfimo de "triunfo", mas que no fundo não é nada disso e realmente para esse tipo de pessoa esse esforço não vale a pena.
Você sempre me diz que é de sua natureza ser assim meio "motoqueiro fantasma", mas Deus não nos colocou aqui nessa Terra apenas para passear, ficar apreciando a paisagem ou não termos função nenhuma.....estamos aqui de passagem sim, mas para nos tornarmos seres melhores e quem sabe um dia evoluídos.
Ahhhh, e antes que eu me esqueça, posso não ser expert em rádio e todo esse meio, mas lembro que quando te ouvi nessa nova função pela primeira vez pensei: ele nasceu pra fazer isso !
E, seu talento para o rádio e sua história nesse meio, isso ninguém pode apagar e muito menos negar.
Amo você muito e pra sempre !

Márcia

william almeida disse...

Que isso Jovem , quanta coisa hein , cara não sei muito do que ocorreu mas como disse a tia Márcia você nasceu pro rádio , cada um sabe quais são suas expectativas profissionais , ao meu ver você não tem que provar nada pra ninguém , você é dedicado no que faz seja no rádio na Docência onde for você pra mim é o exemplo a ser seguido , fica na paz...

Postar um comentário