A Despedida De Uma Diva

Nascida em 25 de Janeiro de 1938 em Los Angeles, Califórnia, Etta James trilhou o caminho do sucesso e virou destaque como uma das maiores vozes do Blues, R&B, Jazz e Gospel dos Estados Unidos.
Filha de uma mãe afro-americana solteira de 16 anos, Etta não soube quem era seu pai. No valor da pensão que sua mãe recebia estava a condição de anonimato total da identidade do pai, fato acordado com a mãe. Etta teve seu primeiro contato com a música aos 5 anos de idade, através de aulas na escola de música de sua igreja. O maior e eterno Sucesso, "At last", veio logo no disco de estréia de Etta, em 1960.

De lá até aqui, problemas com drogas, relacionamentos mal sucedidos e a eterna luta pela obesidade levaram um pouco da saúde da cantora. Em 2000 ela se submeteu a cirurgia bariátrica, e perdeu mais de 100 quilos (Etta James pesava quase 200 quilos). Problemas de artrose nas mãos e joelhos deixaram Etta em cadeira de rodas mesmo após eliminar tanto peso. Mas nada tirou de Etta o rótulo seleto de diva. Em 2003, segundo a Wikipédia, Etta James recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Há algumas semanas, após sucessivas internações, os responsáveis pela carreira de Etta, que gravou um disco no ano passado, afirmaram que ela está na fase terminal de Leucemia e que apresenta demência, com comunicação restrita a alguns gestos e poucos sons. Triste para a dona da voz que encantou milhões pessoas, gerações após gerações. 


Na sequência, os comentários dos fãs e o vídeo da apresentação de Etta em 2009, no Dancing With The Star, na Rede de TV Americana ABC. Depois tem a tradução da música que mais marcou a carreira dessa belíssima voz de Etta James, admirada publicamente por Adelle, que sonhava em gravar uma música com Etta. 

Etta James, que Deus a receba em breve, para que seu sofrimento seja abreviado.

Tradução de alguns comentários no site que representa a cantora Etta James:

"love you etta" escreveu:
Querida, isso é o mais perto que posso chegar de você. Espero que alguém repasse essa mensagem a você de alguma forma. Não pode ser o momento, deve haver algo a mais pra se fazer, algo para ajudar você e o mundo, mas eu não sei o que é. Por favor, acredite nisso. Eu a acompanho desde sempre. Te idolatro. Enfrente as adversidades por favor, fique bem e preencha seu coração com todo o carinho que será sempre seu.

"texasblu" escreveu
Etta, fui uma criança solitária criada numa casa sem amor. Mas as suas canções, "at last" and "sunday morning", me levam de volta a um tempo em que foi o único em que realmente eu fui verdadeiramente amada. Eu o perdi durante a Guerra do Vietnã, mas quando te ouço, me sinto de volta na Europa, nos calor do amor. Obrigado por me dar uma maneira de eternizar esse momento. Espero que melhore, pois você estará em minhas orações hoje a noite. Deus te abençoe.


Tradução de At Last

Enfim
Até que enfim Meu amor chegou
Meus dias solitários acabaram
E a vida é como uma canção

Ohh sim sim...
Enfim
O céu está azul
Meu coração está coberto de tranquilidade
Na noite em que eu olhei pra você

Eu encontrei um sonho, que eu posso conversar
Um sonho que posso chamar de meu
Eu achei um prazer apertar minha bochecha
Um prazer que eu nunca havia conhecido

Ohh sim sim...
Você sorriu,Você sorriu
E assim o encanto foi lançado
E aqui estamos no céu
Porque você é meu enfim

Pesquisando mais a fundo os problemas de Etta, pode-se perceber que fácil nunca foi um adjetivo que ela teve atrelado a sua vida. A saúde prejudicada pela obesidade em boa parte de seus 70 anos e os problemas sentimentais, aliados ao falso alívio pelo escapismo das drogas talvez sejam os principais responsáveis por abreviar a passagem de Etta por aqui.

Exceto pelo problema com as drogas, os outros dois citados não são novidade para mim e por essa experiência é que posso medir o tamanho do impacto disso na vida de uma pessoa, principalmente para alguém que mexe com a emoção das pessoas enquanto lida com suas próprias emoções, frustrações e limitações físicas imaturamente impostas pela sociedade. O obeso e tímido carrega uma cartão em forma de corpo. Esse cartão coloca a obesidade como impossibilidade dele ser uma boa pessoa, de ter sentimentos e de viver como os auto intitulados normais. A dor de amor é arrebatadora e criadora de cicatrizes que um dia vão ajudar a levá-lo dessa vida, mesmo que você já a tenha superado.