Irreverência é diferente de Irresponsabilidade

No clássico do último Domingo, um Santos de meninos dominou um Corínthians de jogadores experientes. Porém, a vitória que parecia ser fácil, tornou-se dramática em alguns momentos. Tudo começou quando a irreverência e o talento deram lugar a molecagem e a falta de respeito. Com o jogo na mão, alguns jogadores santistas, representados pela nova estrela (com todos os méritos) Neymmar abusaram das firulas. Não sou torcedor de nenhum time de São Paulo, mas pelo bom futebol, confesso que torci para o Corínthians empatar o jogo. "Oh Criançada do Santos", os jogos podem ser mais duros do que aparentam ser. Por essas e por atitudes que talvez vocês ainda não tenham aprendido, chamadas humildade e respeito, é que o jogo quase termina no 2 a 2. Vocês tem muito tempo, e os eventuais tropeços decorrentes disso servirão como aprendizado. Disso não há dúvida.
O jogo moleque é maravilhoso, de encher os olhos. A molecagem, eu, como apreciador de bom futebol, dispenso. Fica aqui o registro.

Mais uma tragédia


O terremoto no Chile já contabiliza mais de 700 mortos. E esse número infelizmente só tende a aumentar. Para nós aqui, no calor dos nossos lares em perfeito estado, comentar algo além do lamentar torna-se impreciso. Mesmo assim, questionamentos sobre a capacidade humana de prever esses abalos sísmicos, com o uso de tecnologia apropriada, são as primeiras coisas que me veem em mente quando fico sabendo desses acontecimentos. Apesar do abalo ser maior em escala Richter que o ocorrido no Haiti, o número de mortes é no momento, cerca de 10 vezes menor. Para isso, colaboraram a capacidade de lidar com eventuais terremotos, hábito já adquirido pelo povo nos cerca de 160 quilômetros de costa chilena afetados pelo terremoto. Mas, ainda assim aconteceram mortes. E fica mais uma vez a esperança de que não fiquemos a mercê dessas situações, pois Haiti e Chile aprenderam a duras penas que é bem melhor prevenir do que remediar. Ainda mais lamentável que a impiedosidade do fato, é a atitude de algumas pessoas, que se aproveitam disso para saquear lojas e supermercados. Mas essa é uma outra questão, infelizmente podre por sinal, que faz parte do ser humano, pelo menos de uma parcela deles.