Sugestão de Leitor


Atendendo uma sugestão especial de leitor e também considerando o fato de ser um programa muito presente em minha infãncia, pesquisei e vou postar algo sobre o programa Chaves. Afinal qual adulto não assistiu pelo menos sequer um episódio do seriado em algum dia de seus tempos dourados?

Informo que, para facilitar meu trabalho, existem centenas de blogs, incluindo muitos brasileiros, que abordam o seriado com o carinho que ele merece ter. E até hoje persiste a pergunta: Como esse seriado, de produção tão simples, teve tanto sucesso, caiu tanto no gosto da criançada e dos adultos também?

Aqui um vídeo mostra como estão hoje os personagens do seriado e, na sequência, algumas curiosidades, que encontrei no blog Turma do Chaves, ao qual reverencio e agradeço

Obrigado também a amiga e competentíssima Jaqueline, pelas dicas sempre precisas e especiais. Esse blog cresce muito com suas idéias...

Só não vou escrever mais, porque "quero evitar a fadiga" rsrs

Vamos as curiosidades:

* O programa El Chavo del Ocho começou com seu primeiro episódio no dia 20 de junho de 1971.

* O nome do programa é Chaves do oito. Engana- se quem pensa que é por causa do número de sua casa. Se chama assim porque passava no canal 8 no México.

* Quando participou do Chaves a atriz Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) tinha apenas 20 anos.

* O nome original do Chaves em espanhol é "El Chavo", corruptela de "chaval" que significa "o moleque", em português o nome teve que ser adaptado para "Chaves". Na série original os moradores da vila sempre chamam o Chaves de "el chavo" e nunca dizem o seu verdadeiro nome.

* O seriado também foi dublado em italiano, sob o nome "Il Cecco della Botte" (literalmente, "O Chaves do Barril"). O nome das personagens eram: Cecco (Chaves), Chicco (Quico), Signore Bartolomeo (Seu Madruga), Florinda (Dona Florinda), Chiquirita (Chiquinha), Prof. Cacciapalle (Professor Girafales) e La Strega del 71 (Bruxa do 71).

* O carro de Seu Barriga, que aparece em alguns episódios, é uma Brasília, carro de fabricação brasileira.

Em 1978 foram rodados os últimos episódios em que Quico aparece. O último episódio que Carlos Villagrán gravou como Quico foi "A escolinha do Professor Girafales". A saga de Acapulco, gravada em 1977, só foi exibida em 1978. Os episódios de Acapulco foram os últimos episódios exibidos no México, com a presença do Quico. Com a canção "Boa Noite Vizinhança", tocada no último episódio de Acapulco, Quico se despediu da série.

No desenho animado Os Simpsons, existe um personagem chamado Homem-Abelha que se fantasia de abelha. De acordo com o criador do desenho, Matt Groening, o personagem é uma homenagem ao Chapolin Colorado.

Chaves mora no 8. Mora de favor, pois Seu Barriga não cobra aluguel para o menino não morar na rua e nem no barril, porém o nome do programa não tem nada a ver com o apartamento de Chaves que é o 8 e sim por causa que a série se passava no oitavo canal (TELEVISA) no México (embora o fato de o programa ser exibido no canal 8 tenha passado para a própria história da série na forma do número do apartamento de Chaves).

Carlos Villagrán nasceu em 1944, e Florinda Meza em 1948. Então, isso significaria que o filho (Quico) seria mais velho que a mãe (Dona Florinda), embora isso não importasse para a interpretação dos personagens; mesmo porque, de fato, Florinda Meza aparentava ser mais velha quando interpretava a Dona Florinda, assim como Maria Antonieta de las Nieves sempre aparentou ser mais nova do que o normal devido à sua baixa estatura (para se ter uma idéia, Janet Arceo, que interpretou a Dona Edwiges - "a louca da escada" - em dois episódios, é cerca de três mais nova que Maria Antonieta).

Quando soube que havia sido processada por Bolaños, María Antonieta de las Nieves teve um infarto e foi parar no hospital. Felizmente, ela se recuperou bem.

Crédito: Foto da Turma do Chaves, fonte Blog Coisas do Cotidiano

Agora o vídeo, não repare no português do mesmo, não fui eu quem escrevi lá...



Nova Música de Janet Jackson

A Irmã de Michael (a semelhança revela) estrelou um filme que já está nos cinemas norte-americanos, mas ainda não tem data definida de estréia por aqui. Ela gravou também a música da trilha sonora do filme. A música se chama "Nothing" e resgata uma Janet que, apesar da presente tristeza tenta seguir sem a referência familar de um dos maiores cantores de todos os tempos.
No ano passado, ouvi a música Feed Back, do disco anterior de Janet, um balanço que teve uma aceitação até que interessante no mercado americano, apesar do desinteresse da própria gravadora, o que fez Janet romper contrato com a mesma. Feed Back tem muito do talento de Janet que, no meio da década de 90, a deu um contrato de gravadora melhor em valores que o do próprio irmão.
Porém, aconteceu uma morte no caminho que paradoxalmente a reação do pai mercenário, deixou um rombo ainda não curado no peito de Janet. Confira a nova música e na sequência o vídeo de Feed Back, a diferença do astral da cantora é notória. Mas o sorriso dela no final desse clipe abaixo vale a música inteira.