Há 40 anos terminava um sonho

Foto: Globo.com

Segue matéria do site Terra, sobre o fim da talvez maior banda de todos os tempos, considerando a genialidade de todos os seus membros.

George Harrisson, Paul McCartney, John Lennon e Ringo Star (ordem da foto) formavam os Beatles.

Link Para a Matéria Original

"Há 40 anos, no dia 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciava a separação oficial dos Beatles em comunicado. Pouco tempo depois, John Lennon concluia: o sonho havia terminado. Na realidade, o grupo já tinha deixado de tocar juntos havia vários meses, quando terminou a gravação do álbum "Abbey Road". Os quatro já estavam se dedicando a projetos pessoais, mas ninguém se atrevia a anunciar ao mundo a separação."Não deixei os Beatles. Os beatles deixaram os Beatles, mas ninguém quer ser o que diz que a festa terminou", afirma Paul na autobiografia do grupo, "Anthology".
Em abril de 1970, Paul lançava seu primeiro disco solo, "McCartney", e queria evitar entrevistas nas quais, sem dúvida, seria perguntado sobre a situação dos Beatles. (....)

Paul afirma que o grupo chegou a seu fim "quando John disse: ''deixo os Beatles''". O vocalista já atuava junto com Yoko Ono em seu próprio grupo, o Plastic Ono Band. Já Ringo afirma que, antes do anúncio de Paul, sempre havia a possibilidade de os Beatles continuarem juntos.

Mas a separação dos Beatles era inevitável. Como explica George Martin, o produtor que trabalhou com eles no estúdio de gravação durante oito anos, "a ruptura ocorreu por muitos motivos, sobretudo porque cada um dos meninos queria viver sua própria vida e nunca tinham conseguido".

Os quatro integrantes da banda seguiram seus caminhos separadamente, mas nunca deixaram de ser perguntados sobre um possível retorno, opção que foi descartada depois que John foi assassinado em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980."

----------

"Eu não estava nesse mundo ainda", mas posso sentir a magia do que os Beatles foram para toda uma geração. Primeiro porque eles cruzaram o oceano e desbravaram até mesmo no bairrista mercado norte-americano. Segundo porque muito do que se toca hoje, desde as boys and girls bands só existe por causa dos quatro meninos de Liverpool, mas o fascínio que exerciam é único. O padrão de gravação com aquele famoso eco no microfone e em alguns instrumentos, tudo remonta a influência deles. Recentemente o Roupa Nova gravou no estúdio em que os Beatles gravaram algumas de suas canções e segundo os relatos, a magia ainda estava lá.

Acompanhei e ainda sigo a carreria solo de 3 integrantes, Paul, John e George Harrisson.

Paul teve e ainda possui uma carreira consagradíssima no solo. Fez parcerias célebres na década de 80, com Stevie Wonder e Michael Jackson e quebrou barreiras também na vida pessoal, ao se casar com uma mulher que já fora casada (um desrespeito para época), Linda, parceira na carreira solo do cantor e que faleceu vítima de Câncer.

John também tem uma coletãnea de hits na carreira solo. Canções doces, que falavam de recomeços, e de reflexão, afinal quem não conhece "Imagine"? E foi, após alguns atritos, símbolo de um casal perfeito ao lado de Yoko Ono, embora ninguém achasse que os dois tivessem algo a ver.

George Harrisson não se apegou ao comercialismo que já imperava naquela época, e me agradou muito, pois inseriu elementos da música indiana e buscou novos ritmos e modos de expressão, deixando de ser apenas o George dos Beatles. Tenho boa parte dos cd´s dele que, assim como John, já não está entre nós.

Sobre Ringo, pouco acompanhei da carreira solo, mas porque a busca pelo sucesso. Acredito que todos quando se separaram, já possuiam uma bela fortuna. Tanto que Paul é um dos homens mais ricos da Grã-Bretanha.

Engraçado é pensar que metade dos direitos das músicas dos Beatles pertence a outro cantor, Michael Jackson, fato que causou um mal estar tremendo entre ele e Paul, após a divulgação da compra dos direitos ser feita bem na sequência da gravação da terceira música em que eles cantaram juntos.