Vídeo da noite mostrando a Via Láctea

Galactic Center of Milky Way Rises over Texas Star Party from William Castleman on Vimeo.

A verdade no relacionamento

Essa semana o Site Terra trouxe uma matéria abordando a verdade no relacionamento. A questão trouxe a opinião de diversos especialistas na área afirmando que a verdade é o grande trunfo dos relacionamentos atuais. Atualmente, o problema reside exatamente nesse ponto, porque não se deve negar que o termo "mentirinha" dá a mentira e também a ocultação de coisas, um caráter de que o ato em si não é errado.

As relações de hoje evoluiram para muito mais que o simples gostar. Como cantou uma vez Léo Jaime, "amor, princípio de tudo". A companhia dá lugar a posse, a sinceridade dá lugar ao medo de traição, que cá entre nós, é uma ameaça sempre presente. Isso não afeta todos, mas deixa os casais mais vulneráveis e nessa situação todos podem ser vítimas, pois não se escolhe de quem se gosta.

Hoje, as pessoas namoram e economizam palavras e atitude a quem tem ao lado, e exageram nos elogios e boas intenções a quem mal conhecem. São os segredinhos, o/a colega de trabalho que canta covardemente, o/a paquerinha nada sério do restaurante, o/a fã do ponto de ônibus, as conversas tortas com outras pessoas, geralmente compromissadas também, até que a coisa vira física em mais ou menos tempo.

Deveria importar que as pessoas ficassem ao lado não porque ambas devem preencher um relatório de atividades e caráter, mas simplesmente porque se gostam. Que atire a primeira pedra quem nunca teve o ego levantado por um elogio alheio, mesmo porque os elogios de quem se tem ao lado, quando não rareiam, perdem o efeito.

Isso talvez ocorra, porque qualquer envolvimento é erradamente chamado de amor, como houvesse um medidor de amor, como se o fogo de um casal pudesse ser indicativo de amor. Penso que, como qualquer sentimento, o real só se mede no momento de dificuldade, pois em momentos bons, nossa ilusionista impressão tende a achar tudo lindo. De nada adianta bater no peito, dizer que ama, e na primeira balançada, "pular no barco". Chega até a ser irônico, como o se humano procura títulos, estereótipos do quem nem ele sabe o que é.

Quem ama não procura culpa, quem ama faz acontecer, amor nao é um sentimento só passivo, é importante receber, mas é importante também fazer sem esperar o retorno imediato disso.

Por fim, concordo com a matéria do Terra, mas considero que, antes da verdade do relacionamento, cada um aprenda a lidar com a sua primeiro, com erros e não só com acertos. Não pense que esses erros ficarão enterrados para sempre. Eles ficam mais marcados em sua alma do que se você os tivesse assumido publicamente, portanto assuma, mas assuma só o que fizestes, nada mais.