Balanço do Rock In Rio

Certamente um dos maiores eventos do mundo, o Rock In Rio, na sua quarta edição em solo brasileiro vem sendo o maior em talento dos artistas. Os organizadores escolheram certo o equilíbrio entre sucesso e talento. 
Sem Britneys desafinadas dessa vez, foi ótimo ver que as bandas nacionais ainda mandam muito bem. Titãs, Paralamas e Capital deram conta do recado. Gostei muito do show da Kate Perry, simpatica, linda e afinada. Já do show da Rihanna confesso que esperava mais, curtinho e atrasado. Do Sir Elton John também esperava várias músicas que não entraram no show.

Depois tive a grata constatação que os rapazes do Red Hot Chilli Peppers ainda produzem o fino da música. Ke$ha não curti, mas em compensação o Jamiroquai mostrou ao que veio. Janelle Monáe conquistou o público pela homenagem a Michael Jackson e com os passos de dança inesquecíveis do Rei do Pop. Mas quem me deixou mais surpreso foi o magistral Stevie Wonder. Em frente a mais de 100 mil pessoas, o cantor norte-americano deitou no palco, e apesar da deficiência visual, levantou sem ajuda, além de cantar várias músicas em pé. Como destaque a capacidade vocal e afinidade desse cantor, que já passou da casa dos sessenta, parece estar intacta. Ele também homenageou Michael Jackson cantando "You Make Me Feel".

Minhas maiores expectativas agora são para o show do Guns´n Roses, especialmente para o líder da banda Axel Rose. No último show deles, realizado no Parque Antártica em São Paulo, o vocal dele ficou devendo, mas Rock In Rio é outra história. Aos fãs leitores do blog que me perguntam sobre o show de uma cantora baiana, confesso que tentei, mas não gostei. Acho que a música brasileira, mesmo a popular (leia-se Axé) tem a mais a oferecer que um belo par de pernas trabalhadas e umas tentadoras reboladas acompanhadas de uma saia curtíssima. A música pode ser sensual, mas a impressão que tive é que era mais uma sensualidade musicada que uma música sensual, se é que você me entende. E ainda nos destaques negativos, achei ruim Milton Nascimento, que podia ter passado a voz na música Love Of My Life, na homenagem a Freddy Mercury e a sua banda Queen. Tive a nítida impressão de que ele ficou procurando sem sucesso a entonação correta quase que a música toda - o que é um ponto negativo para uma das vozes mais lindas do mundo e orgulho da música brasileira. Até fiquei na torcida para que ele achasse o caminho, confesso. 

-----------------------------------------------------------------------------------

Quando se imaginava que o cantor Michael Jackson já tivesse sofrido toda a super exposição carnificenta da mídia por escândalos, eis que o processo que julga a óbvia culpa de seu médico particular Conrad Murray na sua morte traz uma foto do cantor deitado morto na maca do hospital. Parece que sempre haverá uma foto, ou um escândalo ainda não revelado. Os advogados de defesa do médico de Michael não apelaram apenas com a foto, como ainda colocaram uma gravação de um depoimento de Michael, grogue. É lamentável o quanto esse cara foi perseguido em vida e ainda é mesmo depois de morto.