Alívio

Em determinados momentos, prever os passos dos outros nos causa alívio, mesmo não sendo o que desejamos na nossa vida. Por exemplo, quando as pessoas entram em nossas vidas e nos prometem mundos e fundos, o pé atrás, infelizmente, deve ser quase que uma lei, uma regra de auto-salvamento de uma queda quase fatal de um abismo que é a dor de um fim de relacionamento. Talvez prever o pior nos prepare no caso do pior vir mesmo. Isso porque, nos entregamos a um amor, gostamos da emoção na sua plenitude e não pela metade, e isso é comum a quase todas as pessoas.
Só que, apesar dos começos belos, as diferenças em boa parte dos casos, tornam-se visíveis e inconciliáveis. Mas ainda assim, se fossem apenas as diferenças, com um pouco de sentimento, penso que tudo se resolveria e os casos em que o amor impera, as diferenças têm voz pouco ativa. O problema é mesmo a falta de respeito. Quando entra uma estranha obssessão de machucar o outro, de dar uma lição de moral e a procura doente por algum defeito, afim de maximizá-lo ao humilhante ponto de ver o outro reduzido a nada, a migalhas. Talvez, o excesso de mimo em casa, o colinho escessivo da mamãe torne as pessoas verdadeiros bebês crescidos atrás de suas coisas, apenas dos seus objetivos, que se definem pela frase: "Penso que faço o suficiente e exigo sempre o melhor". Nessa linha de pensamento, surgem as "coleiras virtuais", que afastam os amigos, as amizades com pessoas do outro sexo e até mesmo os familiares. É como se, ao estar com uma pessoa, você assinasse um termo de prestação de serviço. Algo do tipo: "Por meio desta, fico obrigado a dar única e total preferência a essa pessoa, a baixar a orelha e agradecer por cada palabra estúpida que ela me fale e, jamais, jamais, poder ter um dia de raiva, em que fale algo mais ríspido, só o outro tem esse direito." Chega uma hora que, fazendo uma analogia com a propaganda invertida de uma operadora de celular, você deixa de ser um ligador e fica um recebedor, um mero espectador de tudo, uma válvula de escape das frustrações e dos destemperos do outros, sem ao menos poder ser você, sem ao menos poder externar que em alguns momentos você quer mandar tudo e todos ao inferno com passagem só de ida.
Talvez aí, nesse começo errado, as coisas comecem a degringolar, porque essa postura passiva é doente.
Será que os relacionamentos não poderiam ser sadios, com duas pessoas que, além de se amar, se preocupassem apenas com o viver em casal, que muitas vezes é um caos? Porque os relacionamentos são tantas promessas e poucas atitudes? Porque as pessoas falam coisas lindas, e não enxergam que são capazes de cumprir um milésimo do que prometeram: Aliás, porque existe tanta promessa em começos de relacionamentos? Porque não se pensa no tijolinho construído a cada dia?
Assim como eu, aposto que você também não sabe das perguntas.
Voltando a falar sobre a introdução desse post, quando tudo acontece da maneira que você imaginava, e você sente aquela dor amortecida, pois sabia que tudo ia ser assim mesmo, você fica decepcionado com tudo, mesmo assim. Porque o tempo passa e, muitas vezes não é só a dedicação sentimental àquela pessoa, mas o tempo mesmo, o tempo de vida que tanto nos é importante e que pode faltar lá na frente. Mas o pior é chegar num ponto em que você vê que nem por consideração você ganha um mínimo de respeito, na minha opinião o maior atestado de quanto o ser humano sofre das faculdades mentais atualmente. O ser humano vem se tornando covarde por natureza, procura-se um motivo atordoadamente, procura-se culpa onde não existe, a qualquer custo. E mais uma vez, isso machuca? Não mais, porque tudo isso já era esperado.
Respeite mais seu par, antes que você tanto, que a pessoa não consiga nem mais falar do seu nome sem sentir ódio e outras coisas negativas que tanto mal fazem a qualquer um. Será que não falta bom senso para evitar que as coisas cheguem à esse ponto?
Mais perguntas e cada vez menos respostas. A vida segue mesmo assim, num grande desafio de lidar com os traumas.

Poesia, feita por encomenda

Tens o dom

de fazer tudo que é de bom

e de proporcionar

felicidade

na capacidade

de fazer da sua voz

música no melhor tom

seus olhos

sua atenção

são a chave dos sonhos

seu sorriso

é a porta de entrada

ao paraíso

Com seu olhar

tens o poder de me sugar

toda e qualquer energia

e de ainda eu gostar

podes acabar comigo

e ainda assim

não deixaria de te admirar

proporcionaria

uma revolução na minha vida

você tem o poder

de fazer meu coração

parar de bater

meu sonho

é que me desses a mão

e me abraçasses forte

sem porque e sem questão

e que seu peito

sentisse o bater do meu

ao realizar o sonho

de, do meu jeito

ao menos um momento

ser unica e então somente

Seu