Caso do "humorista"

Era uma vez um programa de televisão que costuma tirar sarro de feios, desdentados e artistas de outras emissoras, entre outras coisas criativas e muito mais engraçadas. Nesses descaminhos da vida, eles encontram uma "pessoa da rua", com claros problemas mentais (não precisa ser médico, basta olhar por pouco mais de um minuto para perceber) e pronto!! Estão garantidas as próximas edições do programa. Há um novo palhaço no circo da TV. Repetida centenas de vezes nas edições seguintes, a frase do rapaz vira hit de celular, argumento da criançada (que pasmem, não tem nada um pouco mais inteligente pra falar) e mais um dos jargões nacionais. A rotina desse homem muda, mas ele continua deficiente mental, afinal esse é seu ganha pão agora, ele ganha para ser palhaço, motivo de riso. Ele nem sabe disso, mas é.
Então eis que surge a notícia do seu envolvimento com drogas. A imprensa detona o rapaz, bombardeando noticiários com o acontecido. Afinal o próprio programa sempre foi implacável com problemas dos outros, em que registrem-se os sarros tirados encima de apresentadores da própria casa, como Fernando Vanucci, Ronaldo Ésper e o falecido Clodovil.
Fiz questão de ligar a tv e assistir o programa para o qual o rapaz "presta seu(s) serviço(s)".
Tratado como humorista e uma "verdadeira máquina de jargões" pelos produtores, a edição do programa buscou explorar o lado humano do homem de uma frase só, o mesmo lado humano que não existiu quando ele passou a ser motivo de sarro nas matérias. Agora ele era o coitado, o homem sem maldade, o humorista criativo.

Para quem se pergunta o porque dele se meter nessa eu faço mais uma pergunta. O que mais poderia se esperar de um homem com sérios problemas mentais e que vira celebridade da noite pro dia? Que ele, com o dinheiro ganho fosse procurar um psicólogo ou se auto internasse em uma clínica?

Será que na ânsia de ter um motivo de sarro, eles mesmos (os produtores do programa) não se esqueceram do lado humano do rapaz? Será que esses produtores são tão inocentes que não imaginaram que ele poderia já ter, como tinha, qualquer envolvimento com drogas? E vão dizer que ninguém percebeu que o cara era viciado? Pelo amor de Deus!!

A outra pergunta que quero fazer é: quem é o manipulador e quem é o idiota nessa história? Agora fica muito fácil usar o tema drogas para alavancar a audiência e divulgar que o governo precisa ajudar os viciados, entre outros blá blá blá. Imagino que o pensamento agora por parte dos produtores seja: que proveito podemos tirar disso? Porque depois de tantos anos no ar, o programa veste a pele de cordeiro e pela primeira vez orienta os jovens. Agora pode?

Porque se fosse pensado unicamente no bem estar do coitado, a primeira coisa seria isolá-lo da super exposição televisiva, como já corretamente se procedeu com artistas como Fábio Assunção, além do comentarista Casagrande. O rapaz está tão desnorteado que, para responder que queria largar as drogas teve que ser insistentemente orientado pelos apresentadores.

Mas o lado humano dá retorno de audiência, é só conseguir um tratamento pro rapaz, que continuará com problemas mentais, afinal esse é o motivo dele estar ali, filmar a vida inteira do mesmo e sugar tudo que se pode. O espectador, sem um mínimo de poder de análise pensa: "que legal eles ajudarem o rapaz né". O homem de uma frase só agora é ser humano, foi promovido.

É, vai achando que se faz alguma coisa de graça nesse mundo. Eles fazem de tudo para você ficar bem na frente da tv e que, de preferência não questione, só assista... sem contar que deturpam a realidade de uma tal forma que você passa a querer acreditar, de tão bonzinhos que eles aparentam estar sendo.