Verso Danielano

Olá pessoal! 

Muito bom conversar com vocês de novo. Agora quero escrever sobre trabalho. Mais especificamente sobre ambientes de trabalho.

Quando comecei minha vida profissional, e olha que já faz um tempinho (no cada vez mais distante ano de 1994) sonhava no trabalho-casamento, ou seja, no trabalho pra vida toda num mesmo lugar. Com o tempo, as demissões em outros setores que tinham profissionais há décadas, entre outros exemplos, me fizeram mudar o conceito neste sentido. Mas outra questão foi primordial para que eu, mesmo com medo de ficar fora do mercado de trabalho, sempre almejasse mudanças: a maldita rotina. 

Esse lance de fazer sempre as mesmas coisinhas todos os dias começou a me dar náuseas. Claro que fui buscando fazer as mesmas coisas de modos diferentes, mas chega um ponto em que não há mais o que inventar. 

Outra coisa: quando você entra numa empresa com todo o gás, não há futrico, fofoca, maledicência a seu respeito, perseguição que destrua sua força de vontade. Você está bem preparado psicologicamente e dá de ombros para essas adversidades. Com o tempo, quando você se dá conta, toda essa negatividade já ruiu parte de sua base, e algumas pilastras começam a desabar, deixando-o num perigoso estado de vulnerabilidade. Qualquer palavra mal dita ou interpretada vira estopim de uma guerra mundial. E em qualquer guerra, mesmo que se vença, o psicológico sempre fica abalado.

Essa poesia de hoje fala um pouco de tudo isso. Espero que gostem:

Quando sei que devo mudar?
Quando trabalho no lugar
e me dá falta de ar
Quando penso que melhor seria
estar em casa
mesmo que sem dinheiro e de barriga vazia
Quando o tempo 
passa se arrastando de tão devagar
Quando o sentimento
Já não me motiva
aos inimigos enfrentar
E olha que num ambiente de trabalho
Tem dez inimigos para cada carta do baralho
Por outro lado também existem seres iluminados
Pra se sentir bem
Pra junto sorrir ou chorar
E não é fácil mudar o estado comum das coisas
Mudar causa medo
Para um incontrolável inimigo da rotina
Esse desafio sempre faz parte do meu enredo
Gosto de mudança
De novos ares
Nova vizinhança
Enquanto puder
Vou sempre buscar o novo
Topo o que vier
O algo novo
Felizmente
Parece que sempre me quer

Nenhum comentário:

Postar um comentário