Seu Nome no Blues

Primeiramente, um texto extraído do Blog Panela Musical pode definir melhor esse ritmo.


"O Blues nasceu como a voz dos escravos dos campos de algodão do sul dos Estados Unidos. Eles cantavam durante os trabalhos nas plantações para aliviar a dureza do trabalho.
Enquanto os negros soltavam suas emoções, os brancos viam o lado prático da coisa. Para os fazendeiros, as work-songs (canções de trabalho) ajudavam a imprimir um ritmo ao trabalho no campo e deixavam os escravos mais alegres. A partir da década de 1860, os spirituals - canções religiosas entoadas pelos negros africanos desde sua chegada à América - sofreram uma mutação fundamental. Além de apelar para Deus, os escravos começaram a curar suas dores de amor através da música. 

O Blues é, também, o lamento do andarilho das estradas, o mesmo que chegou até as cidades, adotou o microfone e a guitarra elétrica. O blues tem sua origem na Africa, onde a tradição é passada de pai pra filho. Nos EUA o Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho.

São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. (...) Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas."
-----------

Outro destaque desse ritmo é a escolha dos apelidos dos cantores. Geralmente associados ao timbre de voz, ou à alguma melancolia como critério da escolha das músicas, o apelido em alguns momentos chega a ser de bem mais retorno do que o próprio nome do cantor, vide o caso de B.B. King (foto abaixo) ... Ou você acha que esse é seu nome de nascença?

B.B.King - Foto: revista Rooling Stone
Para ajudar quem procura um apelido, o site de uma das minhas rádios preferidas na Inglaterra, a Capital Gold, criou uma página em que eles te ajudam na escolha de um apelido no estilo blues. Clique aqui, escreva seu nome, e divirta-se com seu novo apelido. ah, o meu nome no blues é `Gloomy´ Bill Brown. rsrs


Observação: Infelizmente, agora, para ouvir rádios da Inglaterra pela Web, somente se você tiver um Cep de algum morador do país. Mas ainda sim, se você fuçar, há maneiras de ouvir as interessantes rádios do páis europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário