Cooperação de um respeitado astrônomo amador

Na madrugada de hoje tivemos um brinde, pelo menos quem ficou de madrugada para contemplar, que é a chuva de meteoros. Para sabermos mais sobre isso, eu pedi explicações a uma pessoa com extremo conhecimento no assunto que, muito gentilmente colabora com esse blog, Eduardo Baldaci, astrônomo amador.

Baldaci mandou-me o seguinte texto:

CHUVA DE METEOROS PODERÁ CHEGAR À 200 METEOROS POR HORA !

Desde a semana passada, nosso planeta iniciou a entrada na rota dos detritos do Cometa Swift-Tuttle, responsáveis pela chuva de meteoros Perseídas. Facilmente visíveis à olho nu, tais meteoros podem surgir em qualquer parte do céu, sempre se dirigindo para a Constelação do Perseu. “São meteoros lentos, longos, luminosos e coloridos.

A História das Perseídas

Relatos Chineses de 2000 atrás falam que em uma só noite foram vistos centenas de meteoros. Os indianos relatam a história de uma chuva de meteoros em agosto, na qual parecia que o céu estava caindo sobre a Terra.

Só em 1835, foi que esta chuva foi batizada de Perseídas pelo cientista Belga Adolphe Quetelet, o primeiro a constatar que seus meteoros tinham um ponto radiante na constelação de Perseus.

---------------------------------------------------------------------------

Como é bom quando alguém que realmente sabe do assunto nos dá o privilégio do conhecimento. Quer saber mais sobre o trabalho competente do Eduardo, acesse o site do Eduardo Baldaci

Nenhum comentário:

Postar um comentário