Morre Levi Stubbs, líder do grupo Four Tops

O vocalista principal dos Four Tops, lendário grupo vocal de soul da gravadora norte-americana Motown, morreu na manhã desta sexta-feira (17), na sua casa em Detroit. Sua morte foi confirmada pelo Instituto Médico Legal de Wayne County, e também por Dana Meah, esposa de seu neto.

Stubbs liderou o grupo por anos e era considerado o dono de uma das vozes mais dinâmicas e emotivas entre todos os cantores da Motown.

Com Stubbs como cantor principal, os Four Tops venderam milhões de discos, incluindo hits como “Baby I need your loving”, “Reach out (I’ll be there)” e “I can’t help myself (Sugar pie, honey bunch)”.

Com a morte de Stubbs, só um membro da formação original dos Four Tops permanece vivo: Abdul “Duke” Fakir.

Stubbs “está lá em cima com os outros ícones da Motown”, disse Audley Smith, chefe de operações do Museu Histórico da Motown. “A voz dela era tão única quanto a de Marvin (Gaye), Smokey (Robinson) ou Stevie (Wonder)”.

Os Four Tops começaram a cantar juntos em 1953 sob o nome de Four Aims e assinaram um contrato com a Chess Records. Mais tarde, mudaram o nome para Four Tops para evitarem ser confundidos com os Ames Brothers.

Também gravaram para outros selos, como Red Top, Riverside e Columbia Records e fizeram turnês tocando em clubes noturnos.

Hits


Os Four Tops foram contratados pela Motown Records em 1963 e produziram 20 hits que chegaram ao Top 40 da Billboard ao longo de 10 anos, marcando a história da música ao lado de outros artistas na Motown de Berry Gordy.

Entre 1964 e 1967 eles tiveram seus maiores hits, com o apoio do time de compositors e produtores formado por Brian Holland, Lamont Dozier e Eddie Holland. Tanto “I can’t help myself” (1965) quanto “Reach out” (1966) chegaram ao primeiro lugar das paradas.

Outros sucessos incluem “Shake Me, Wake Me" (1966), "Bernadette" e "Standing in the Shadows of Love" (ambos de 1967).

Eles continuaram realizando turnês durante as décadas seguintes, e em 1988 voltaram às paradas com “Indestructible”, pela Arista Records. Em 1986, Stubbs dublou a voz de Audrey II, a planta devoradora de gente do filme “Pequena Loja de Horrores”.

Hall of Fame

O grupo entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 1990, e tem uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

O primeiro óbito dos Four Tops foi em 1997, com a morte Lawrence Payton devido a um câncer no fígado. Renaldo “Obie” Benson morreu devido a um câncer de pulmão em 2005.

Stubbs nasceu em 1936 em Detroit e estudou no Pershing High School, onde ele começou a cantar com Fakir. Eles conheceram Payton e Benson quando cantavam na festa de aniversário de um amigo em comum, e então decidiram formar o grupo.

“Eles são quatro das maiores pessoas que eu já conheci. Eles já eram profissionais mesmo antes de entrarem para a Motown”, disse o presidente do selo, Berry Gordy, quando a estrela do grupo foi inaugurada na Calçada da Fama.

Stubbs deixa esposa, cinco filhos e onze netos.

Fonte: G1


Minha opinião:

O primeiro contato que tive com o material dos Four Tops foi através da curiosidade após ouvir o cover do Daryl Hall e Jonh Oates para "Standing in the Shadows of Love". De lá, pesquisei sobre a história dos caras no site www.allmusic.com e puxei todas as músicas que pude. Foi uma grata surpresa. Confesso que a morte do penúltimo integrante do Four Tops é um fato entristecedor, diante da falta de renovação no mesmo nível da música mundial. Onde estão os sucessores de Barry White, os novos Daryl Hall, até mesmo um Michael Jackson. Dá um aperto no peito saber que nada atualmente se compara a capacidade e ao talento desses caras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário