Minhas Percepções sobre o Documentário Freedom

Exibido no fim do ano na Europa, o Documentário Freedom foi produzido e narrado em muitos momentos pelo próprio artista principal da obra, o cantor inglês George Michael, que faleceu em Dezembro de 2016. 




Duas coisas a notar:

A primeira é a fala do cantor no vídeo, que me pareceu bem diferente de outros momentos, soando um pouco mais arrastada e rouca. Algumas gravações foram tomadas semanas antes dele morrer.  Ainda assim é fácil de saber que é a voz de George realmente.

A outra é o caráter emotivo do documentário, que faz justiça à magnitude de um dos maiores cantores, escritores, performers e artistas de todos os tempos.

Numa época de estrelas da música, George se juntou às maiores estrelas: Michael Jackson, Madonna, Whitney Houston, Phil Collins, Prince e Stevie Wonder. 

E a outros grandes nomes de mesma importância, como Gladys Knight, Billy Paul, Barry White, Diana Ross, Cyndi Lauper, Dionne Warwick, Morrissey, Elton John, Freddy Mercury, David Bowie, Billy Joel, Paul McCartney, Rod Stewart, Ray Charles, Marvin Gaye, Lionel Richie, Kenny Rogers, e bandas como Tears For Fears, Simply Red, Pretenders, Supertramp, Duran Duran e duplas como Hall & Oates, Simon & Garfunkel, só para citar os maiores na minha opinião.

Sem spoiller, espero que este documentário seja exibido logo por aqui, até porque uma considerável parte dele conta da relação especial de George Michael com o Rio de Janeiro. 

Ah e o documentário conta com participações especiais de artistas como Elton John, Mary J. Blidge, entre outros. 

Para você entender a magnitude e a maturidade do artista, em 1990, ele lançava seu segundo CD solo, "Listen Without Prejudice". Pressionado pela sua então gravadora, a SONY, a estourar com este álbum como no anterior "Faith" lançado em 1988, George simplesmente decidiu não fazer a divulgação do trabalho. Desapareceu dos clipes e das ações promocionais do mesmo. Ele foi criticado em carta aberta até mesmo por Frank Sinatra.

George ainda usou das letras e dos vídeos para dizer que recriminava a ideia de ser simbolo de algo além do que ele era. O clipe de Freedom, mostra sua jaqueta sendo incendiada, além do violão e da Jukebox explodidos. Ambos itens usados no clipe "Faith", de álbum do mesmo nome. O Clipe é recheado com os top models da época, linha que George seguiu com o clipe da música "Too Funk", colaboração no álbum Red Hot And Rio, com renda destinada a luta pela cura da Aids. 

A música e o clipe de Freedom são clássicos! A letra está logo abaixo


Não vou te decepcionar
Não vou desistir de você
Tenha um pouco de fé no som
É a única coisa boa que tenho
Não vou te decepcionar
Então por favor não desista de mim
Porque eu realmente gostaria de ficar por perto
Oh, yeah

Deus sabe que eu era apenas um garoto
Não sabia o que eu queria ser
Eu fazia a alegria de cada garotinha na escola
E acho que era o suficiente para mim

Vencer na vida? Um rosto mais bonito!
Roupas novas e uma casa grande
No seu canal de rock & roll
Mas hoje em dia não jogo mais assim, (de jeito nenhum)
Acho que vou me fazer um pouco feliz

Acho que tem algo que você deve saber
(Acho que já é hora de te falar "eu te disse")
Há algo bem dentro de mim
(Há outra pessoa que tenho que ser)
Pegue de volta sua foto em um porta-retrato
(Pegue de volta seu "cantando na chuva")
Só espero que você entenda
Às vezes as roupas não fazem o homem

Tudo que temos que fazer agora
É pegar estas mentiras e transformá-las em verdade de algum jeito
Tudo que temos que ver
É que eu não pertenço a você
E você não pertence a mim
Yeah, yeah

Liberdade
(Não vou te decepcionar)
Liberdade
(Não vou desistir de você)
Liberdade
(Tem que ter um pouco de fé no som)
Você tem que dar pra ter o que quer
(É a única coisa boa que tenho)

Deus sabe que nos divertimos, cara
Muita diversão, só um amigo e eu
Nós conhecemos cada banda famosa do nosso tempo, cara
Estávamos vivendo uma fantasia
(Estávamos vivendo uma fantasia)

Vencemos a concorrência, saímos daquele lugar
Voltei pra casa, arrumei um rosto novo
Para o pessoal da MTV
Mas hoje em dia , meu jeito de jogar tem que mudar, (Oh yeah)
Agora vou me fazer feliz

Acho que há algo que você deve saber
(Acho que é hora de parar o show)
Há algo bem dentro de mim
(Há alguém que eu esqueci de ser )
Pegue de volta sua foto em um porta-retrato
(Não pense que eu vou voltar novamente)
Só espero que você entenda
Às vezes as roupas não fazem o homem

Tudo que temos que fazer agora
É pegar estas mentiras e transformá-las em verdade de algum jeito
Tudo que temos que ver
É que eu não pertenço a você
E você não pertence a mim
Yeah, yeah

Liberdade
(Não vou te decepcionar)
Liberdade
(Não vou desistir de você)
Liberdade
(Tem que ter um pouco de fé no som)
Você tem que dar pra ter o que quer
(É a única coisa boa que tenho)

Liberdade
(Não vou te decepcionar)
Liberdade
(Então, por favor, não desista de mim)
Liberdade
(Porque eu realmente adoraria ficar por aí)
Você tem que dar pra ter o que quer

Bem, parece que o caminho para o céu
Mas, me sinto indo para o inferno
Quando eu sabia que lado meu pão estava com manteiga
Eu peguei a faca, mesmo assim

Posando pra outra foto
Que todos temos que vender
Mas quando você balança sua bunda, eles notam rápido
E alguns erros não têm conserto

É isso que você ganha
É isso que você ganha
É isso que você ganha
Eu disse que é isso que você ganha
É isso que você ganha por mudar de ideia
(É isso que você ganha por mudar de ideia)
É isso que você ganha
É isso que você ganha
(E depois de tanto tempo)
Só espero que você entenda
Às vezes as roupas não fazem o homem

Tudo que temos que fazer agora
É pegar estas mentiras e transformá-las em verdade de algum jeito
Tudo que temos que ver
É que eu não pertenço a você
E você não pertence a mim
Yeah, yeah

Liberdade
(Oh)
Liberdade
(Minha)
Liberdade
Você tem que dar pra ter o que quer

Liberdade
(Estou preso em minha)
Liberdade
(Minha)
Liberdade
Você tem que dar pra ter o que quer

Nenhum comentário:

Postar um comentário