Vamos! Tem Um Ano Esperando Por Nós

Olá amigos!

Quem me conhece, sabe que nunca fui de me acomodar muito, profissionalmente falando. Porém, nos últimos anos, por mais que tentasse, parecia que só sabia e só iria fazer rádio (o que é bom, mas não deveria ser o único caminho que gostaria de seguir).
De uma certa forma, precisava ser desafiado, fazendo coisas novas (muitas das quais nem imaginava que existissem, outras com as quais já sonhava há tempos e outras que tive que passar a enxergar de uma outra forma para saber lidar com um novo ambiente). Diante da dificuldade, pedia a Deus que me iluminasse para que pudesse me sentir de novo desafiado. Não importa se perdesse, mas que ao menos tentasse.

E eis que Deus me atendeu mais prontamente do que imaginava. Hoje tenho orgulho em dizer que fui o responsável pela formação de novos alunos de rádio. Consegui plantar, com todo o orgulho, amor pela profissão no coração de cada um, desde o mais apaixonado ao mais descrente. A formatura dos "meus" alunos, realizada em Dezembro, foi um dos momentos mais emocionantes de minha vida. Ainda hoje me arranca uma lágrima teimosa, um suspiro, um respirar fundo e um agradecimento imenso à Deus e a eles. 

Ver o orgulho estampado no rosto das pessoas. O abraço carinhoso e as palavras exigiram um esforço sem sucesso em conter o choro. É uma forma também de agradecer à uma cidade que me acolheu: Limeira, com a ajuda de uma instituição educacional das mais conceituadas, o Senac, tive a oportunidade de lançar novos, competentes e principalmente apaixonados por rádio no mercado de trabalho. Hoje, quase a totalidade dos alunos me considera amigo e eu confesso que não me vejo de outra forma para eles. Serei o eterno professor destas pessoas brilhantes e acima de tudo, carrego o orgulho do dever cumprido. De chegar meia-noite em casa e acordar cedo, me cansar exaustivamente e ainda assim, viver intensamente cada minuto da docência, até mesmo os mais tensos. 

Além da docência, a função de ser encarregado de equipe em uma outra empresa, a Educativa FM, me permite trabalhar uma das coisas que sinto mais em falta no tato com o profissional de comunicação hoje em dia: a motivação. Essa nova geração tem um exemplo muito bom de profissionalismo aliado à amizade, o que torna o trabalho em equipe como o início de tudo. Ciente dessa hierarquia horizontal, em que todos sabem e fazem do seu trabalho importante e essencial, tudo corre de forma muito mais dinâmica.

Claro que há desafios, situações chatas, mas esse desafio é gostoso demais para se perder em meio à essas miudezas. Se tudo será um mar de rosas sempre, é claro que não. Mas eu nunca me lembro de ter pedido a Deus um mar de rosas e sim desafios, de onde quer que eles venham. Se vou vencer todos? Não estou aqui para isso, mas também não vou entregar nada tão fácil assim. Postura vencedora, mesmo na derrota. É assim que falei aos meus alunos e assim que sigo minha vida.

Segue o verso danielano de hoje, que aborda essa sensação:

Espero que gostem

A vida me reservou tanta novidade
é tanta sensação nova
um aglomerado de coisas boas de verdade
que nada tenho a reclamar
aliás de passagem nunca tive
tenho tanto pra viver
que em muitas vezes
me esqueço até de agradecer
é tanta gente boa
que gosta como eu de sinceridade
e que está perto de mim
que aquele sentimento abstrato chamado felicidade
passa a ter significado prático enfim
não que não tenha tido nada de bom anteriormente
mas é que a vida parada
é muito chata
é um estado quase dormente
hoje, tanto pessoal quanto profissionalmente
há pessoas que confiam e precisam de mim
há um correr intermitente
um viver
com inúmeras coisas para fazer
com um merecido descanso
e com um acordar
cheio de expectativa
de saber
como cada dia vai ser
é assim que escolhi viver
são três lugares
e tantas pessoas a conhecer
tanto a ouvir
tanto a dizer
tanto para observar
e ainda mais para aprender
estruturas recentes
amizades decentes
que vou compartilhando pelo caminho
e essa é a melhor sensação
ser útil
necessário
é isso que me dá orgulho
e que me faz seguir esse caminho
é nisso que penso quando estou sozinho
que sou parte da história de tantas vidas
que me geram lembranças
tão boas e doces quanto o sabor de um bom e bem envelhecido vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário