Garimpando Músicas

Primeiramente quero agradecer pelas participações e comentários das pessoas. É muito bom poder ter este retorno de todos. Uma grata surpresa foi o retorno dos comentários musicais. Com 36 anos ouvindo música e garimpando coisa boa, é grande o número de coisas que tenho para compartilhar. 
Algumas pessoas questionaram o fato dessa análise de músicas ser mais abrangente na música internacional. Mesmo não sendo verdade, tenho uma justificativa plausível. Na época que ouvia os walkmans (estamos falando do rádio com fones que virou febre instantânea no começo da década de 80), o rádio FM ainda era fortemente influenciado pela música internacional. Era uma disparidade tremenda. Bandas de rock nacionais (Titãs, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Biquíni Cavadão, Capital Inicial entre outros) e alguns cantores populares (Guilherme Arantes, Marina, Lulu Santos, Gonzaguinha, Kid Vinyl) eram representantes das raras presenças nacionais no FM. Então por isso que na minha fase ouvinte-criança era mais fácil conhecer Paul McCartney, Michael Jackson que Ivan Lins, por exemplo. Não que Ivan Lins já não fosse famoso, mas para minha exposição na época, a tendência do rádio internacionalizado me influenciou mais. Na época se falava até em lei para as rádios irradiarem mais conteúdo nacional.

E hoje aproveito para falar de um dos nomes que citei aqui. Guilherme Arantes. Chamado por alguns de "Elton John brasileiro", Guilherme Arantes é um dos poucos pianistas reconhecidos internacionalmente. Sem citar maiores informações, Guilherme é um dos poucos reconhecidos como pianistas de uma tradicional escola de Nova Iorque, assim como Elton John. E eles têm mais semelhanças que o talento para tocar piano. Ambos colecionaram hits que mesclam a maestria das letras com um arranjo super organizado. São músicas fáceis de ouvir, gostosas de cantar e que, mais importante, não são apelativas. E quantos sucessos podem ser citados quando se fala de Guilherme Arantes. Planeta Água, Meu Mundo e Nada Mais, Coisas do Brasil (com uma inesquecível batida de Bossa Nova). Porém, além das músicas que todos conhecem, tem muita coisa de ótima qualidade que acabou não virando canto na boca do povo. E geralmente é desse tipo de música que mais gosto. Aqui vai a minha listinha de conhecidas de Guilherme Arantes que poderiam ser bem conhecidas ou mais conhecidas rs:

Gaivotas, Estrela Sensual, Seu Balanço, Férias de Verão (amo essa música), Oceano (idem), A Gente Se Sabe de Cor, Hora de Partir o Coração,Mania de Possuir, e um CD de covers americanos fantásticos, com destaque para Eu Queria Amor (Versão de My Cherie Amour do magnífico Stevie Wonder) e Trilhas. Para ilustrar um pouco essa coletânea de boas músicas do Guilherme, ainda que essas não tenham tanto sucesso quanto os inúmeros hits dele, aqui vai uma das minhas preferidas dele: Romances Modernos (letra fantástica, instrumentação perfeita, piano sem comentários).



Valeu pessoal!